quinta-feira, 28 de julho de 2011

Novos aumentos previstos pelo Banco Central

O BC prevê reajustes de 4% no preço da gasolina, mas reduz a previsão de aumento da telefonia fixa para 0,9% contra 2,9% iniciais.

Já a eletricidade deve subir 4,1% este ano, contra 2,8% estimados na reunião do Copom de junho.

Levando-se em consideração os preços administrados e monitorados, a previsão é que haja um aumento de 4,9% este ano, superando os 4,6% previstos na reunião anterior. Para o ano que vem, a estimativa de reajuste desses preços, conforme o cenário de referência do BC, subiu 0,1 ponto percentual, de 4,3% para 4,4%.

O governo deve estar precisando fazer caixa, pois subindo o preço dos bens de consumo, sobe também o valor da arrecadação de impostos, que já bateu faz tempo a casa dos 822 bilhões de reais.

Fonte: Valor

sábado, 23 de julho de 2011

Nome ainda com restrições ao fazer crediário

Já pagou todas as dívidas e mesmo assim seu nome ainda tem restrições quando vai abrir um crediário? Consulte o SPC de sua cidade e verifique a pendência.

Antes que você diga: "mas em minha cidade não tem órgão do SPC, como fazer?", eu já lhe digo. Simples, procure o gerente do banco onde tem conta corrente e peça à ele um relatório completo da situação de seu CPF. O relatório contém todos os órgãos que mantêm registro sobre sua situação creditícia.

De posse desse documento tome as medidas cabíveis, seja pagando seus credores (eles mesmo devem retirar seu nome do SPC), seja procurando os cartórios de protesto, onde encontrará os títulos ou cheques protestados e que devem ser pagos. Nos cartórios você terá custas processuais. Caso precise, procure um advogado, mas quase sempre isso não é necessário.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

BC sobe taxa de juros novamente e chega a 12,5% ao ano

No quinto aumento consecutivo, com o objetivo de conter o aumento da inflação BC sobe taxa de juros. Para evitar mais inflação, o BC tenta diminuir a busca por produtos e serviços. O juro no Brasil, que em 2010 estavam em 10,75% ao ano, cresceram 1,75 ponto percentual até agora.

O mercado já esperava esse aumento. Assim, os juros continuam no nível mais alto desde janeiro de 2009.

Com a alta do juros, o salário mínimo terá um maior aumento no primeiro trimestre do ano que vem, já que está atrelado à taxa de juros deste ano. Ao mesmo tempo, uma taxa de juros maior refreia o consumo, diminuindo indiretamente a inflação. Sendo assim, o BC tenta matar dois coelhos com um cajadada só. Para alguns analistas, no entanto, haverá nova subida da taxa, já que a inflação só tem aumentado. O BC anda preocupado com o cenário econômico mundial, em especial a zona do euro, que vem agitando o mercado global.

Se por um lado ganha-se fôlego segurando a inflação, por outro, perde-se competitividade já que os investimentos se tornam mais caros, refreando o crescimento econômico. Seria interessante se o governo controlasse seu gasto interno, diminuisse a evasão de recursos com fraudes, principalmente em licitações de obras públicas (veja-se o exemplo do DNIT) e diminuisse a carga tributária. Esses pontos, por si sós, não diminuiriam drásticamente a inflação a curto prazo, mas sim a longo prazo. Mas nenhum governo é comprometido com o longo prazo. É preciso fazer alguma firula com o eleitorado.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bancos vão compensar cheques em até 2 dias

Quem trabalha com cheques que fique atento, pois os bancos vão passar a compensar cheques em no máximo 2 dias.

Segundo a Febraban, os cheques com valores menores que R$ 300,00 serão compensados em dois dias úteis a partir de amanhã, enquanto os de valores de R$ 300,00 para cima serão compensados em apenas um dia útil.

Portanto, fique atento ao seu planejamento financeiro futuro. Aqueles que gostam de correr o risco de um cheque sem fundos, terá menos tempo para cobrí-lo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...