Descrição
Às vezes, um empréstimo (ou arrendamento) pode ser negociado de forma que um determinado número de pagamentos mensais seja omitido a cada ano. Geralmente, a sazonalidade é a razão para acordo assim. Por exemplo, devido a chuvas fortes, um trator não pode entrar em operação no Mato Grosso em dezembro, janeiro e fevereiro. Os locatários que desejarem fazer pagamentos somente quando suas máquinas estiverem sendo usadas farão nove pagamentos por ano, mas os juros continuarão a composição durante os meses em que os pagamentos não são feitos. A equação a seguir calcula o valor do pagamento mensal necessário para amortizar o empréstimo no tempo especificado. O pagamento ocorre no final do mês e a vigência do empréstimo deve ser um número integral de anos.
Exemplo
Um trator no valor de R$ 100.000,00 é comprado em setembro. O primeiro pagamento vence em outubro (um mês depois) e os pagamentos continuam por cinco anos. Não serão feitos pagamentos em janeiro, fevereiro e março (meses 4 a 6). Se a taxa de juros anual for 14%, que pagamento mensal é necessário para amortizar o empréstimo?
Abaixo está a solução na HP17B II+:
Pressione 100000 e, em seguida, LOAN
LOAN=100,000.00 :: Insira o pagamento do empréstimo
Pressione 0 e, em seguida, BAL
BAL=0.00 :: Insira o pagamento final
Pressione 14 e, em seguida, I%
I%=14.00 :: Insira APR
Pressione 12 e, em seguida, P/YR
P/YR=12.00 :: Insira os pagamentos por ano
Pressione 5 e, em seguida, #YRS
#YRS=5.00 :: Insira o número de anos
Pressione MORE Mais variáveis
Pressione 3 e, em seguida, LPMT
LPMT=3.00 :: Último pagamento antes de fechar
Pressione 3 e, em seguida, #SKP
#SKP=3.00 :: Número de pagamentos omitidos
Pressione PMT
PMT=3,119.89 :: Liquide o pagamento
Pergunta: É possível resolver esse tipo de problema com a HP12C? Como?
Resposta: é sim.
[ g ] [ END ]
[ f ] CLEAR [ FIN ]
3 [ n ]
3,00
Número de pagamentos feitos antes que um grupo de pagamentos seja pulado
14 [ g ] [12:]
1,17
Taxa mensal de juros
1 [ PMT ] [ FV ] [ CHS ] [ PV ]
12 [ RCL ] [ n ] - [ n ]
0 [ PMT ] [ FV ] [ STO ] 0
-3,37
FV de 3 unidades PMTs mensais
[ RCL ] [ n ] 3 [ - ] [ n ]
1 [ PMT ] 0 [ PV ] [ FV ]
[ STO ] [ + ] 0
-6,18
FV de 6 unidades PMTs mensais
0 [ PMT ] 12 [ n ]
100 [PV ] [ FV ]
[ RCL ] [ PV ] [ + ] [ CHS ]
[ f ] CLEAR [ FIN] [ i ]
14,93
Taxa de juros anual efetiva
5 [ n ] 100000 [ PV ]
[ PMT ] [ RCL ] 0 [ : ]
3.119,89
Pagamento mensal nos atrasos
Essa solução foi retirada do livro HP 12C Platinum
Solutions Handbook, página 39.
Atenciosamente,
Matemática financeira, cálculos atuariais e muito mais, do jeito que você gosta: simples.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
sábado, 7 de maio de 2011
6, quero dizer, 7 macetes para ficar rico
Macete 1: Conseguir um emprego bem remunerado
Isso exigirá uma quantidade razoável de trabalho e levará alguns anos, mas é uma maneira praticamente garantida para obter um bom rendimento. Se investir num trabalho assim, uma pessoa razoavelmente inteligente pode obter um rendimento em torno de R$ 150.000,00 ou mais no espaço de poucos anos. Embora não seja fácil, é de longe a forma mais simples e mais comum de garantir uma boa renda. Mas essa não é uma tarefa fácil, e é preciso estudar muito, fazer muitos cursos, MBA, estar sempre preparado e ter uma boa dose de sorte.
Macete 2: Conseguir uma boa dose de aconselhamento
Enquanto você ganha seu dinheiro, seu gasto número um é financiar o governo. Nos países mais desenvolvidos, o trabalhador médio paga cerca de 30% de tudo o que ganha para o governo. Se você seguir o Macete 1, você provavelmente vai pagar ainda mais do que isso.
Enquanto a tributação é necessária para financiar as boas coisas que os governos fornecem, você não traz a si mesmo nenhum benefício extra por pagar mais do que a parte que lhe cabe. Se você quer criar riqueza de verdade, consiga um bom consultor financeiro que entenda como, legalmente, minimizar seu gasto fiscal.
Macete 3: Economize 20% de tudo que você ganha
Assim que você receber o pagamento, providencie para que 20% de sua renda seja depositada em uma conta poupança. Muitos bancos podem fazer isso automaticamente para você. Mantenha sua conta poupança separada da sua conta corrente, e você não será tentado a gastar esse dinheiro.
Existe um ditado na economia "a despesa cresce para alcançar a renda". Isso significa que dinheiro ganho com facilidade por você é certo que será gasto. É por isso que os salários de muitas pessoas acabam antes do mês seguinte. Eles estão acostumados a certo nível de gastos, e habitualmente entram no cheque especial.
Mantenha suas economias em alguma conta difícil de ser disponibilizada facilmente para evitar esse risco. Muitas contas de elevada taxa de rendimento requer que você avise ao banco com antecedência de alguns dias para serem manipuladas, o que é ideal para esse propósito.
Macete 4: Invista de forma conservadora o dinheiro que está em suas poupanças
Depois de um mês, entre em sua conta poupança e divida o dinheiro investindo-o em três principais ativos conservadores: ações, propriedade e dinheiro. Abra uma conta de fundo mútuo de ações, um fundo de propriedade para a propriedade e um fundo do mercado monetário para dinheiro. Procure por ações e fundos de propriedade que investem em uma ampla gama de ativos e mais importante ainda cobram taxas muito baixas. Um fundo indexado é ideal para as ações. Um fundo indexado de propriedade é ideal para a propriedade.
Coloque uma quantidade igual em cada conta. Isto irá diversificar e proteger você contra riscos em qualquer um dos investimentos realizados. Se você é jovem, essa regra é um pouco mais flexível, permitindo a você correr um pouco mais de risco e investir mais em ações e propriedade se você preferir.
Macete 5: Reinvista qualquer lucro que você obtenha de seus ativos na compra de mais ativos
Fundos mútuos e fundos de propriedade pagam dividendos. Dinheiro do mercado de ações pagam juros. Não coloque esse rendimento na sua conta corrente. Em vez disso, escolha a opção para tê-lo reinvestido na aplicação que o gerou.
Macete 6: Nunca toque nesses fundos e faça o melhor que puder para ignorá-los
As reportagens sobre mercado, como a grande imprensa, adora uma crise. Manchetes como "Ações da empresa X sobem rapidamente" ou "Construção civil em queda" vão vender muito mais do que "Coisas para continuar firme". Todos os mercados sobem e descem. Todos os dias, alguma especulação será publicada sobre alguma crise ou oportunidade. Portanto calma.
Ignore tudo!
Apenas continue investindo 20% em seus ativos. Às vezes eles subirão e, às vezes, eles cairão. Mas, em longo prazo, quase sempre eles sobem.
Macete 7: Espere uma década ou duas
Faça o que eu propus acima e em uma década, você ficará rico. Claro, você não vai ser Eike Batista nem Roberto Justus, mas você estará com certeza entre os 20% mais ricos. Espere outra década e você estará entre os 5% ou mais.
Este é o plano. Não é a forma mais interessante ou charmosa para construir riqueza, mas é a mais fácil. Facílimo, isto é como a maioria das pessoas ricas chegou lá.
Você também pode se juntar a eles, se segui-lo.
Enfim, não perca mais tempo e procure uma consultoria. Conheça nosso serviço e o que podemos fazer por você, clicando aqui.
Atenciosamente,
Assinar:
Postagens (Atom)