segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cortar deficit?

O governo dos EUA falam em cortar deficit; o governo brasileiro também fala a mesma coisa. Enfim, devido à crise financeira mundial, diversos países têm falado em cortar seus gastos, diminuir seus impostos etc.

Mas afinal, o que é deficit? Segundo o Tesouro Nacional, deficit é o excesso de despesa sobre a receita, quer na previsão, quer na realização. (www.portaltransparencia.gov.br/glossario/DetalheGlossario.asp). Ou seja, é quando se gasta mais do que se ganha. Num orçamento doméstico, é como se você ganhasse 1 salário-mínimo e gastasse 1,5 salários-mínimo, ficando devendo 0,5 salário-mínimo. Portanto, gastou mais que ganhou.

No Brasil, os juros básicos da economia (taxa SELIC) só têm subido, enquanto os EUA e outros países têm diminuído ou mantido suas taxas básicas. É lógico que as realidades dos diversos países é diferente da nossa, daí a importância de se planejar bem nosso orçamento, saber planejar compras de longo prazo e poupar. Por isso, recomendo a você uma consultoria gratuíta no Finanças Já. E se não tiver noção alguma do que é taxa e juros, não deixe de consultar o material do Finance Access.

Atenciosamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...